“Quer ser biólogo(a)?”
Falar dos problemas ambientais, alimentares e de saúde é falar de “biologia” e muitos são aqueles que querem salvaguardar o mundo de todas estas questões. Sendo o biólogo um profissional que estuda a vida nas suas diferentes formas de expressão, as suas áreas de atuação podem ser transversais a tudo o que nos rodeia, desde o solo que pisamos àquilo que comemos, passando pela vida animal e vegetal.
Para se ser biólogo é preciso “cinco por cento de inspiração e 95 por cento de transpiração”. Foi assim que Amadeu Soares, presidente do Conselho Directivo do Departamento de Biologia (DeBio - UA), classificou a profissão, destacando a necessidade de “se ser curioso e gostar de coisas vivas”, mas também de se “ter espírito crítico, perseverança e muita rotina”.
Esta idéia foi complementada por António Amorim, investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular que declarou que para se ser um bom biólogo é fundamental “pensar claro, simples e honesto” e ter “teimosia e audácia sem desrespeito interpessoal”. Depois de se possuir estas características, pode-se proceder então à conquista de formação nesta área.
Nesta profissão de ciência global são imensos os locais onde um biólogo pode “trabalhar”: Administração Pública, autarquias, pólos de ensino, laboratórios de investigação , empresas ligadas à biotecnologia, ambiente e à biomedicina, laboratórios de análises clínicas, biológicas e de qualidade do ambiente, parques e reservas naturais, museus, produção agrícola entre muitos outros.
O mercado é cada vez mais global, por isso, não podemos nem devemos falar em mercado de trabalho regional, pois “as coisas estão, ou devem estar cada vez mais globais”. E ainda “quando alguém quer seguir esta carreira tem ter este fator positivo assumido desde o princípio das suas opções”. “Ser biólogo não é uma atividade lúdica, muito pelo contrário, é uma atividade extremamente exigente e prática, aferida por parâmetros internacionais”
A ciência que se faz em Primavera é de "elevadíssima qualidade”, surgindo daí várias oportunidades de trabalho. “Neste momento, a BIOLOGIA de Primavera do Leste é o melhor curso particular do Estado do Mato Grosso. E junto com este resultado alinharam-se outros; aumentaram as aprovações de candidatos na obtenção de vagas de trabalho e estágio, e trabalho em grandes empresas da cidade e região, bem como o número de empresas parceiras do Curso. O ENADE também mostrou que temos aqui em nosso Curso a MELHOR infra-estrutura do Estado (nota máxima) e aliado ao sistema didático de ensino que envolve as aulas teóricas com aulas em campo e nos laboratórios, criamos uma melhor compreensão das competências e habilidades necessárias ao profissional Biólogo.
Prof.Andrei Mello
Comentários
Postar um comentário