“Os Espóros do Cogumelo”

Em contradição entre os valores defendidos e o comportamento cotidiano temos nos esquecido que a essência do ato educativo é o acontecer dinâmico das lutas cotidianas e que a vida cotidiana é o lar do sentido. Não são os conhecimentos, as informações e nem as verdades transmitidas através de discurso ou leis que dão sentido a vida.
O sentido se tece de outra maneira, a partir de relações imediatas, a partir de cada ser, dos sucessivos contextos nos quais se vive. Assim precisamos de relacionamentos. Exemplo: Você desejou Bom Dia verdadeiramente a todos que encontrou hoje?
E aqui em nosso El Dorado primaveril, o que aconteceu com os antigos valores e relacionamentos? O que aconteceu com a terra nas unhas, que dá significado e importância ao trabalho? Acredito que diminuiu junto com o crescimento meteórico da conta corrente e de hectares de terras adquiridas. A sociedade mostra também que a educação, a servidão a Deus, aos familiares e a comunidade se acabou. Sumiu! E que possuem outros valores adquiridos e comprados. Como o de levar vantagem em tudo e sobre todos.
Nos vemos parados sem fazer nada, nem a nossa parte. Precisamos começar a mudar nosso cotidiano. Vamos pensar em como mudar nosso dia-a-dia e ter de volta nossos valores e dispersar como os Esporos do cogumelo.
E na imponência mascarada de atividades onde os louros da vitória são a custa de suor e sangue não revela a sua verdadeira intenção (reciclagem de materiais e fluxo de energia) galgamos grandes empreitadas afim de conter a avidez impressa no coração humano. Lutamos. Lutam. Os esporos. Os esporos dos cogumelos lutam, reciclam, transformam e dão continuidade ao fluxo.
Segundo a um grande amigo especialísta na área os esporos do cogumelo são liberados no meio para manterem a sua sobrevivencia e a nossa. Sim a nossa, pois estes seres, que não são plantas nem animais, são responsáveis por toda a reciclagem de materiais do planeta e mantem o nosso fluxo de energia ativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”