“Ambiente no MEIO”

Para que servem as datas de dias importantes? Para mantermos aceso em nossas lembranças da importância de alguns eventos da nossa história. Mas na verdade, poucos de nós realmente usam a data como algo para relembrar. Usam como um dia de folga, usam para viajar e nem sabem o porque do feriado ou do dia.
Ou vai dizer que você não olha no calendário para ver se os feriados não caíram no sábado ou domingo. Olha sim.
Bom, para lembrar, esta semana temos o Dia Internacional do Meio Ambiente dia 05 de junho. É um dia para lembrar e não comemorar. Pelo menos não em nossa cidade, nosso estado ou mesmo no Brasil.
Comemorar o que? Hum (...)
Se não temos muito a comemorar vamos lembrar então:
O mundo inteiro comentou o retrocesso brasileiro na aprovação da Alteração do Código Florestal Brasileiro. Sim éramos na década passada muito respeitados por seremos um dos povos mais educados ambientalmente e com grandes soluções para as dificuldades ambientais. Hoje somos emergentes, e como bons emergente, essa coisa de Responsabilidade Sócio-ambiental fica para depois. Afinal todos os grandes países fizeram a mesma coisa e hoje são super potências. Lembro que todos queremos mudanças no código. Contudo não todas as alterações que forma propostas, pois algumas são esdrúxulas e de posicionamento claro, crescer é preciso, desenvolver fica para depois. E nem vou comentar a estupidez da Hidroelétricas Belo Monte, Madeira e a Transposição do São Francisco.
Todos ficamos chocados que o Brasil assinou um trado internacional dando plenos poderes aos indígenas sobre as fronteiras de suas aldeias, sendo até capazes de impedir o acesso do exército brasileiro. Lembro aqui que a maioria das fronteiras do Brasil são aldeias indígenas. Lembro também que o GOVERNO apóia a unificação das terras indígenas. Ou seja estão criando NAÇÕES independentes dentro do Brasil. E quando o General Heleno foi contra e alertou para os problemas, foi deslocado para o trabalho de gabinete.
Aqui no Mato Grosso, tenta-se de todas as maneiras justificar o aumento das áreas desmatadas. Pois desde que começou a discussão do código aumentou mais de 500%, e porque? Porque o novo código prevê anistia aos que lucraram com o meio ambiente.
E tudo isso e muito mais ocorre em Primavera e nós primaverenses não estamos nem ai. Pois das quatro grandes aldeias existentes próximas ao nosso município uma já ganhou o direito de aumentar as suas terras. Sendo que a maior parte é área produtiva localizada ao lado direito da rodovia que liga Primavera a Paranatinga.
Vemos empresas fazerem todos os dias erros relacionados ao meio ambiente em primavera e nada ou quase nada é feito. É porque para a maioria acha que é necessário para o crescimento da cidade. Ou não acha? Precisamos melhorar essa idéia, pois vários empreendimentos feitos na cidade são feitos com essa idéia, e assim não são feitos todos os estudos necessários e possuem as licenças e autorizações necessárias. Causando problemas e mais problemas sócias e ambientais.
Última lembrança: estamos no século 21, mas o pensamento ainda está no século 20. Ficamos o tempo todo pensando que a degradação ambiental, a exploração ao máximo do meio e que utilizar venenos agrícolas em cima de nossos recursos hídricos é necessário para sobrevivermos.
E é esse o problema, planejamos nossa cidade, nossa empresa, nossa casa e nossa vida com esse pensamento. Assim somos o 2º município com maior número de câncer do estado, assim somos um dos municípios que mais possuem atendimento de casos de depressão no estado. Somos o município que com alto índice de mulheres com problemas para engravidar e/ou manter o bebe. E este pensamento se reflete até no transito, pois achamos que tudo podemos em nome do crescimento. Somos privilegiados por estarmos perto de nascente e rios para termos água. Contudo no ano de 2010 faltou água no córrego que abastece a cidade. Teve-se que perfurar quatro poços artesianos para manter o abastecimento.
E este ano??? E os próximos?? Como vai ser?
Viveremos no século 21 pensando que estamos no século 20?

Prof. Andrei Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”