“CONHECIMENTOS AMBIENTAIS”

E Deus disse:“tu és pó e ao pó hás de tornar” (Gn 3,19). E quem somos nós meros mortais para contrariar. A Ecologia diz o mesmo, o ciclo de materiais é contínuo e somos feitos todos os seres vivos da mesma matéria, assim como os elementos físicos da natureza, como água, solo, sais minerais tudo e todos são constituídos das mesmas matérias. Assim caros amigos do pós viemos e ao pós retornaremos.
Muitos “acham” que entendem sobre meio ambiente, mas nem sequer sabem quais os processos que ocorrem nele. “Sabem” apenas que pode se dar um jeito. Aí caímos naquela conversa fiada de que “eu trabalho com meio ambiente a muitos anos”. O que nesse caso, é afinidade com o assunto (o que todos nós devemos ter) e não habilidade em trabalhá-lo. Ficando só na fala, na hora de atuar somos meros palpiteiros. E quando se trata de atividades ligadas ao meio ambiente são amadores.
E nesta semana todos os profissionais especializados em meio ambiente ficaram espantados pela declaração do Ministro da Agricultura, Stephanes, onde disse que “não é monopólio de ambientalistas ENTENDER de Meio Ambiente”. Estávamos acostumados com declarações muito bem esclarecidas e ponderadas do ministro. Como o seu apoio ao Desmatamento Zero na Amazônia e sugestões para alterações no código florestal.
Falando em ponderação, quem é o profissional que passa a vida estudando como o ambiente funciona? Que estuda a fundo todas as possibilidades? Quem possui habilidades e competências para discutir e trabalhar com meio ambiente?
Bom, também sempre ouvimos alguns falarem que abriram o Cerrado, transformaram campo em áreas produtivas. E devido a isso todos estamos aqui. Mas isso foi nos anos 80 e com agricultores semi alfabetizados que não possuíam o domínio de nenhuma tecnologia ou conhecimento. Hoje, os agricultores possuem tudo o que faltava antes a seu dispor. Porque SEMPRE fazem a mesma coisa então?
Causando algumas conseqüências, as temperaturas mais altas da história da humanidade nos últimos 13 anos; a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é a maior já registrada. Chuvas mal distribuídas e localizas em lugares e dias. Secas. Degelo da maior massa de água doce do mundo; o nível do mar aumentando; pragas e doenças mais resistentes; águas contaminadas e em falta. Imagens de satélite que mostram a pivôs dentro de APP de rios, imagens que mostram o desmatamento desenfreado na Amazônia.
E não existe nada de errado com o nosso ambiente? E que nada irá acontecer conosco?
E agora e desde sempre sabemos que temos 50 milhões de hectares já abertos e sem uso no Brasil. E querem abrir mais? Para podermos sempre sermos chamados de pioneiros? Reclamando que antes eram heróis e agora são considerados bandidos. Ahhh. pobrezinhos, porque será? Será porque destruíram o local onde viviam pessoas simples? Será porque usurparam todo o recurso e foram embora? Será porque despejaram milhões de litros de veneno e adubo que tornou a água contamina e o solo infértil?
E que sabemos que 70 % dos alimentos produzidos no Brasil são de pequenos produtores e esse são chamados de colonos e minimizados a sua importância. Se tivéssemos mais pequenos produtores aqui, conseguiríamos comer mais frutas e verduras.
Algo que li ontem a noite me deu esperança e acho que vai dar a vocês também: “Eu aprendi que a Natureza não é um Deus ou uma pessoa ou uma coisa; é a existência e a coexistência entre o Universo, a Terra, os seres humanos e eu.” Depoimento de uma criança de 8 anos.
Queria que algumas pessoas que SEMPRE estão e fazem, tivessem a percepção de existência de mundo desta criança.
Prof. Andrei Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”