“O Espontâneo do Traíra”

E se vai mais uma caça ao poder (Nemo), encaminha-se para grandes mudanças. Contudo a busca é a mesma, só que por caminhos diferentes. Nos voltamos então a nossa busca local e primordial da procura insensata por crescimento e poder.
Nossa cidade chega hoje a mais de 50 mil habitantes, e muitos acreditam ser muito mais (eu também). Precisamos arrumar lugar para todas estas pessoas morarem e sobreviverem.
Quando falo em sobreviver é no sentido literal mesmo, pois este ano faltou água em nosso principal fonte de água potável da cidade o Córrego Traíra e enfrentamos um racionamento, que acredito ser o primeiro desde que a cidade foi fundada.
Porque faltou água? Não temos água para todos?
Faltou água por vários motivos reunidos em uma só palavra “individualismo”. Claro, porque quando se é individualista, você consegue o que quer passando por cima de tudo e todos que cruzarem o seu caminho. Contudo, chegará a um limite, e isso sempre ocorre. E quem acaba sendo prejudicado? Os outros que estão a margem e expostos a este individualismo.
Em nossa cidade gostamos de falar que somos os maiores nisso ou naquilo, que nossa cidade é organizada e limpa, isso graças a um ótimo trabalho da prefeitura, e não por atitude de sua população.
Seguindo este parlatório sobre sermos grandes, temos um cara que faz alguns serem grandes e outros se sentirem pequenos e impotentes. Sim, analise o seguinte: passamos toda a época de seca (6 meses sem chuva) e muitos incêndios ocorreram na área urbana e rural, iniciamos a época de chuva com pouca chuva mas com a umidade do ar alta, o que ocasiona um declínio de incêndios provocados espontaneamente, sim, porque nunca se acha o culpado, logo, foi “espontâneo”.
Vimos nesta semana, no entanto, em vários loteamentos novos e antigos os fogos espontâneos. Fogos individualistas. Nota-se que com o Senso 2010, descobriu-se que em Primavera temos muitos moradores que apresentam nomes iguais e semelhantes. E o que isso tem com os fogos? Tudo. Veja os nomes: Espontaneo Costa, Espontanio Silva, Espontaio Santos, só para citar alguns. Finalmente entendemos que quando falam que foi o fogo é Espontâneo é literal mesmo. E eu que ....deixa.
O mesmo individualismo visualizamos em ações no Traíra, onde nosso maior e ÚNICO manancial da cidade, está sendo alterado. Neste ponto existe o nome e até o sobrenome do que ocorre. Pois espontaneamente faz-se um projeto, uma decisão, que causa a derrubada de mais de cerca de 800 metros de mata ciliar. E todos ficamos olhando e esperando que algo seja feito. Sim está sendo feito a Obra, Individualista. E quem é o responsável? O Espontâneo do Traíra.
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King

Andrei Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”