“ECOCHATO ou NOVO EMPREENDEDOR”

Estamos na semana do meio ambiente, e dia 05 de junho comemoramos o dia mundial do meio ambiente. Nesta semana quem trabalha com educação estará envolvido em projetos e trabalhos relacionados à vida. Mas por que só na escola, faculdade e setores ambientais se integram nesta semana? Por que a vida não é discutida pela sociedade?

Por que somos acomodados! Por isso não damos a mínima para o meio ambiente. Claro que damos importância quando a fiscalização ou multas nos “atacam”. Aí dizemos “esses fiscais, em vez de cuidar de algo mais sério ou importante”.

Mas a verdade é que se pudéssemos deixávamos tudo para o governo resolver. Bom, se até agora não resolveu ele não vai resolver sozinho, temos que nos atentar para um fato importante, os governos passam, mas a nossa vida continua. E se não fizermos nada rápido para a nossa sobrevivência quem fará?

Entre as atitudes que são adotas no dia-a-dia por alguém que pensa de forma sustentável listo: tomar banho rápido, fechar a torneira enquanto escova os dentes e não usa copos descartáveis no trabalho, cada deveria ter sua caneca para tomar café. Brigar com a mãe, que costuma usar filmes plásticos para embalar alimentos e lavar o chão com mangueira e tantas outras ações simples e diárias, que colaboram para preservar o ambiente em que vivemos não é muita caretice.

Vamos falar sério, varrer a calçada com mangueira ou jato de água em 2012, não dá para acreditar, pois já se cansou de tanto falar que gastamos muita água tratada e boa. É injustificável, pois com uma vassoura se faria o mesmo trabalho. O problema é preguiça mesmo. Todos já vimos aqui em nossa cidade, moradores lavando até a rua, isso mesmo a lavando a rua de mangueira. Ou fazendo com que aquelas três folhinhas que estão na rua ou na calçada em frente a sua casa não fique mais ali.  E neste ponto não há discussão, já é burrice mesmo.

A ecologia representa um novo idealismo para a juventude, com seus heróis pop star em campanhas, mas tudo que não tiver valor econômico no futuro está condenado ao fracasso. É preciso juntar valor econômico a defesa do ambiente.

Seguramente preservar o meio ambiente é uma fonte considerável de ganhos para uma empresa. Não bastasse a melhoria na imagem da companhia, já que as ações “verdes” são exploradas pelo marketing, em alguns casos de combate à poluição gera também resultados palpáveis. Em um processo produtivo, a poluição é desperdício de matéria-prima. Portanto, é custo. Quando evitamos a geração de poluentes, descobrimos oportunidades de evitar o desperdício.

Bom a preservação dá ganhos, então o que ocorre? Por que todos não buscamos esse modelo. Simples, somos acomodados e alienados, esperando que alguém faça. Fiquem atentos, pois teremos o RIO +20 aqui no Brasil neste mês, nos tornando foco mundial, e o Tema deste ano é Economia Verde. Será coincidência alguns setores quererem boicotar o evento? Claro que não, são setores que exploram o ambiente e nem sempre são sustentáveis não é?

Prof. Andrei Mello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”