“A CARTILHA MUDA”


Siga a cartilha, está é a recomendação! Temos cartilhas em tudo, no trabalho, na faculdade, na política, no futebol, em festa e em nossa vida cotidiana em geral.
Seguimos as cartilhas por convicções, posturas e pensamento comum ou seguimos por necessidade, oportunidade ou mesmo falta de caráter.
Mudanças globais fazem com que nós devemos seguir a onda verde e do bem, que é a preservação ambiental. Mas ninguém “sabe”o que fazer para ajudar. Sabem sim, o que falta é vontade mesmo. E largar a velha cartilha que tínhamos no passado, de que por exemplo: muitos se acham grande coisa quando dizem que desbravaram o Cerrado. Transformando o Cerrado “improdutivo” em área produtiva.
Na visão (Cartilha) atual é que destruíram o Cerrado, o segundo maior Bioma brasileiro, queimaram, e que poluíram com venenos das lavouras a nossa água. Sabendo que o Cerrado é o berço das águas do Brasil. Isso mesmo, aqui no Cerrado e principalmente em nossa região é onde nascem as grandes reservas de água do Brasil. E ainda acham que é isso é grande coisa.
Um dia alguns de nós poderemos falar e achar grande coisa quando falarmos que não deixamos latas, garrafas e caixa de água aberta para evitar a Dengue, que economizamos em 50 % do gasto de água em casa apenas varrendo as calçadas e não utilizando mangueiras, ou desligando a torneira enquanto escovamos os dentes. Que não colocamos fogo no pátio para eliminar umas folhinhas. Que não utilizamos garrafas de refrigerante pet e sim de vidro retornável. Que preferimos sacolas de papel a sacolas plásticas. Que utilizamos bio-combustíveis ao invés de combustíveis fósseis. Tudo isso é possível fazer e todos sabem disso.
Seguir as cartilhas deve ser um fator decisivo, mas porque ações como as citadas não ocorrem se a cartilha mudou? Reposta com outra pergunta, mas essas mudanças são boas para quem nos alienou e nos transformou em gado marcado?
Busca-se agora viabilizar as formas de remuneração pelos serviços ambientais prestados pela floresta. Quando praticam de maneira mais sustentável o extrativismo na floresta e estão aprimorando a implantação dos sistemas agroflorestais e desta maneira captando carbono.
Assim a compensação dos serviços ambientais prestados assume um caráter econômico (MUDOU A CARTILHA). E em tempos da dita crise, um exemplo da silvicultura integrado com lavoura e pecuária é uma das práticas que contribuem à sustentabilidade pois este tipo de integração pode ser utilizado para recuperar os mais de 70 milhões de hectares de pastagens abandonadas.
E você, pode escolher a que cartilha seguir? Pode ou quer ajudar a mudar (não destruir) o mundo?
“Sim, nós podemos.” Assim com esta frase com uma mensagem direta, clara e cheia de esperança é que Obama se tornou Presidente dos Estados Unidos.
E nós podemos? E você pode?
Podemos o que? Alguém poderia perguntar. Fazer acontecer e ser a mudança é claro. Sim SER a mudança, ser e fazer o certo.

Prof. Andrei Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”