“O PASSO”

Quanto estamos fazendo nossas atividades diárias no trabalho, em casa ou nos estudos sempre damos passos ao encontro de algo. Conclusão de um trabalho, agradar alguém ou obter mais conhecimento.
Contudo todos sempre temos que dar o primeiro “passo”. E esse sempre parece ser o maior e mais difícil de todos, e geralmente é mesmo. Pois estamos nos preparando para enfrentar algo novo, algo incomum, algo não feito por nós antes.
Nossas angustias e ansiedades aparecem com esse primeiro passo, assim com boas ações de ajudas e incentivos. Assim é necessário buscarmos informações e como estamos na era da informação, o que precisamos é de conhecimento para utilizar esta informação adequadamente.
O primeiro conhecimento vem de quantos primeiros passos demos em nossas vidas? Vários não é mesmo? E o que você tiros deles? Aprendizado, conhecimento experiência tudo o que você precisa para poder viver melhor. Assim quando falamos em viver melhor, lembramos que o meio ambiente sobre e está sobrecarregado.
Vivemos em uma região onde a sobrevivência financeira depende do ambiente. Depende dos nutrientes do solo, da água da chuva ou rios, do clima ameno, depende de áreas verdes, depende dos animais e por último e menos importante, depende de tecnologias para cultivos. Precisamos do meio ambiente.
Bom e damos o primeiro passo? Como?
Desligamos a torneira quando escovamos os dentes? Varremos a calçada em vez de lavar com mangueira? Colocamos o óleo usado em garrafas pet em vez de colocar no ralo? Em vez de colocar fogo em folhinhas do pátio, faz uma compostagem? Você sabendo que temos pouca energia e água disponível você economiza? Você sabendo que o gás carbônico está causando o aquecimento global, você utiliza carro a álcool? Gasta o menos possível? Você coloca o lixo no lixo? Ou colocar em terrenos baldios?
Em é poça de Gripe suína, você esteriliza o seu local de trabalho ou casa com álcool 70%? Esteriliza as mãos? Deixa os locais arejados?
Podemos fazer coisas simples não é mesmo, mas o difícil é dar o primeiro passo e cultivar para que esse passo se torne uma caminhada em direção de uma melhor qualidade de vida.
Por que não fazemos então?
Por que achamos que os governantes devem fazer tudo? Por que achamos que os chefes devem fazer tudo?
Certas ocasiões do cotidiano mostram o reflexo de interesses pessoais, que interferem em nossa sobrevivência ambiental. A notoriedade da importância ambiental está presente em todos os setores, lugares e posições, não há exceção. A não ser que?!? Não, definitivamente não existe atividade que não exerça influência no ambiente. Quer seja usando-a (como agricultura e mineração) ou sendo beneficiado (Oxigênio e água).
Podemos fazer algo, algo bom, algo que podemos mudar, nos mudar apenas em alguns detalhes. Detalhes este que podem fazer a diferença entre termos um planeta viver ou uma planeta para sobrevivermos.

Prof. Andrei Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A Soberania e as Manifestações”

“Patriotas no Brasil?”